Seja bem vindo
Santa Bárbara,19/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Piracicaba, Rio das Pedras e Saltinho passam a integrar Consórcio Consimares


Piracicaba, Rio das Pedras e Saltinho passam a integrar Consórcio Consimares Prefeitos aprovam entrada de mais três municípios no consórcio

 


O Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos) aprovou nesta terça-feira, dia 05, a entrada de três novos municípios. Piracicaba, Rio das Pedras e Saltinho serão integradas ao consórcio, que já é composto por Nova Odessa, Santa Bárbara d\'Oeste, Hortolândia, Sumaré Monte Mor, Elias Fausto e Capivari, totalizando dez municípios associados.


 


A inserção dos municípios foi aprovada em reunião extraordinária realizada em Santa Bárbara d’Oeste e que contou com presença do chefe do Executivo de Nova Odessa e presidente do Consimares, Benjamim Bill Vieira de Souza, e dos prefeitos Denis Andia (Santa Bárbara d’Oeste), Rodrigo Abdala Proença (Capivari) e Rogério Maluf (Monte Mor). A cidade de Sumaré foi representada pelo chefe de gabinete Walter Lucas.


 


Referência na gestão intermunicipal de resíduos, o Consimares desenvolve uma série de projetos nas cidades consorciadas com objetivo de promover o descarte correto dos resíduos sólidos e fomentar o diálogo entre os gestores públicos, incentivando as iniciativas voltadas para a sustentabilidade no Brasil.


 


“A chegada dos novos municípios fortalece o consórcio. As cidades estão conurbadas e precisamos pensar em ações conjuntas. Acredito que estes três municípios têm muito a somar”, afirmou o prefeito Bill.


 


Superintendente do Consimares, o engenheiro agrônomo Valdemir Aparecido Ravagnani explicou que os três municípios devem, agora, aprovar legislação própria autorizando a participação no consórcio. “Eles já receberam os termos de adesão e minuta dos projetos para o andamento dos trâmites burocráticos”, explicou.


 


Além da inserção das novas cidades ao consórcio, os prefeitos também aprovaram a revisão do Plano Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos. “O plano atual é de 2013 e necessita de uma atualização. Os técnicos dos municípios que compõem o Consimares vão se reunir para discutir como esta atualização será feita”, disse Ravagnani.


 


Segundo ele, inicialmente será feito um plano de trabalho e, posteriormente, será debatido como o novo plano será viabilizado. “Entre as alternativas está a formação de um convênio”, adiantou o superintendente.


 


Os prefeitos do Consimares também aprovaram a participação do consórcio nas reuniões da Câmara Temática de Saneamento da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas). “A Agemcamp realiza um importante trabalho junto aos municípios da Região Metropolitana de Campinas e acredito que a participação do Consimares nas câmaras temáticas é de extrema importância, já que o consórcio discute projetos que interessam a toda região, entre eles a destinação correta dos resíduos sólidos e ações ligadas à saúde e preservação ambiental”, ressaltou o prefeito Bill.


 


Um levantamento recente do consórcio comprovou, por exemplo, que o número de casos de dengue está diretamente ligado à destinação correta dos resíduos. Em outro estudo, o consórcio comparou o aumento da quantidade de lixo doméstico gerado nas cidades ao crescimento populacional. O levantamento apontou que enquanto a população cresceu cerca de 4% em quatro anos, a quantidade de lixo coletada diariamente teve crescimento médio de 10%, índice superior, inclusive, ao aumento do percentual de lixo gerado no País, que foi de aproximadamente 4,1%.


 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login