OMA realiza curso para iniciantes em astronomia

Por Roberto 12/03/2018 - 20:22 hs

OMA realiza curso para iniciantes em astronomia
Observatório Municipal de Americana

 

Mais de 100 pessoas estão na fila de espera para o próximo curso


Em apenas 15 minutos encerraram as inscrições para o curso de iniciação a astronomia oferecido pela Secretaria de Cultura e Turismo, no OMA (Observatório Municipal de Americana). Foram disponibilizadas 40 vagas e por conta da alta procura, mais de 100 pessoas estão na fila de espera. “Há cerca de quatro anos não realizávamos cursos no OMA e tivemos uma ótima repercussão neste para principiantes. Nos próximos meses pretendemos abrir novas turmas”, disse o astrônomo, Carlos Andrade.


Além do curso, há as visitas públicas às sextas-feiras, a partir das 19 horas. A entrada é feita pelo Jardim Botânico e não acontecem em tempos nebulosos.


Acessibilidade no OMA


Após a reforma, em 2016, o OMA se firmou como uma edificação modelo no quesito sustentabilidade, atendendo a vários parâmetros preconizados pelo Programa Município VerdeAzul, projeto lançado em 2007 pelo governo estadual com o objetivo de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental.


Entre as melhorias implementadas estão acessibilidade externa para idosos e portadores de necessidades especiais, acessibilidade interna (banheiro adaptado a idosos e portadores de necessidades especiais), iluminação de LED e presença de balizadores no jardim, pisos e paredes de cores claras, itens de segurança, piso drenante, iluminação natural, escultura elaborada com restos metálicos da construção, corrimão, jardim (área permeável), lixeiras de separação de resíduos e relógio solar.