O que são os relacionamentos rasos? Entenda porque você deve fugir dessas relações
Quem nunca ouviu falar do termo “amor líquido” de Zygmunt Bauman? Basicamente, o polaco descreve como as relações interpessoais se desenvolvem na pós-modernidade e é aí que os relacionamentos rasos se encaixam.
Se você uma pessoa intensa, é importante que evite essas relações superficiais, onde o afeto e interesse é algo raso. Afinal tenha em mente que essas intereações não devem te levar a lugar nenhum.
Entretanto, hoje em dia, relacionamentos rasos estão presentes em todas as esferas da sociedade, especialmente em tempos de rede social. Afinal, também não é possível esperar relações profundas de todos os lugares, como colegas de trabalho, vizinhos, ou até com um sugar daddy, pois o interesse ali também é apenas de trocas materiais.
Inclusive, aposto que você já esteve em um namoro, relação de amizade ou familar que já sentiu que se doava por inteiro, mas não recebia nada em troca. Por conta disso, acaba se tornando muito mais vulnerável por expor seus sentimentos para alguém que não demonstra reciprocidade. Portanto, é importante saber como evitar essas situações e o que fazer caso se veja inserido em algo parecido.
Como evitar relacionamentos rasos.
Antes de tudo, o autoconhecimento vai ser seu melhor amigo se tratando de relações interpessoais. Isso porque através dessa condição, conhecerá seus limites e, dessa forma, vai entender o que pode fazer ou aguentar pelo outro. Portanto, é a maneira mais fácil e eficaz de se estabelecer como um indivíduo que procura construir laços mais profundos.
Além disso, comece a se comunicar mais com seu parceiro. Se você sente que suas trocas estão muito superficiais, seja franco e abra um diálogo, questione se ela se sente da mesma maneira e o que vocês poderiam fazer para inverter a situação.
Com o tempo e experiência, será capaz de identificar rapidamente quais relacionamentos são rasos e se valem a pena você se aprofundar em cada um deles. Dessa forma, será capaz de entender quando deve ou não pular fora de cada barco.
COMENTÁRIOS