Seja bem vindo
Santa Bárbara,12/09/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Deputada Ana Perugini propõe criação do Dia Estadual das Pessoas Centenárias

Fonte: Redação
Deputada Ana Perugini propõe criação do Dia Estadual das Pessoas Centenárias Deputada Ana Perugini propõe projeto que cria Dia Estadual das Pessoas Centenárias



Projeto de lei estabelece que data seja celebrada anualmente em 1º de outubro, em reconhecimento à longevidade e contribuição dos centenários ao Estado de São Paulo


A deputada estadual Ana Perugini apresentou à Assembleia Legislativa o projeto de lei número 541/2024, que institui o Dia das Pessoas Centenárias do Estado de São Paulo. O texto prevê homenagem às pessoas centenárias e cessão de espaços adequados para eventos destinados às atividades de pessoas idosas.

O projeto estabelece que a data seja celebrada todos os anos no dia 1º de outubro, Dia Internacional do Idoso.


“Pessoas que alcançam a marca dos 100 anos de idade merecem nosso respeito e admiração. Suas experiências, sabedoria e histórias de vida são valiosas para as gerações futuras. Uma lei que oficialmente homenageie esses centenários demonstra o reconhecimento do Estado de São Paulo pela sua longevidade e contribuição à comunidade”, afirmou a parlamentar, na justificativa da proposta. 


De acordo com dados do Censo 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Estado de São Paulo tem 5.095 pessoas com 100 anos ou mais. Embora o número represente pequena parcela da população paulista, estimada em 44,04 milhões, são essas pessoas que carecem de maior atenção do poder público no que diz respeito às suas necessidades de saúde e preservação de sua memória.

Somente na capital paulista, esse perfil etário corresponde a mais de 1,6 mil pessoas. Há um aditivo: o percentual de pessoas nessa faixa de idade deve aumentar nos próximos anos, devido ao envelhecimento da população - que decorre, por sua vez, do avanço da expectativa de vida no país. Somente nos últimos 12 anos, o número de pessoas com 65 anos ou mais de idade cresceu 57,4%, segundo o IBGE. 


“Quanta coisa uma pessoa já passou aos 100 anos? O segredo de viver muito é, com certeza, viver em paz. Como é bom estar perto de pessoas com essa idade”, comentou Ana durante evento com pessoas centenárias em Hortolândia, realizado em maio deste ano.

Na quinta cidade mais populosa da Região Metropolitana de Campinas, o Dia das Pessoas Centenárias é celebrado desde 2018, quando foi criada a lei municipal número 3.468. A data faz parte do calendário da cidade, e os centenários são homenageados pela prefeitura em cerimônia no mês de aniversário do município.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login