Empresários de Piracicaba e Santa Bárbara participam de missão internacional do Sebrae-SP no Peru
Everton da Silva Baroni, empresário de Santa Bárbara
Empresas farão parte de grupo que vai visitar a feira Expoalimentaria em Lima
Dois empresários da área de alimentação, de Piracicaba e Santa Bárbara d’Oeste, vão participar da Feira Expoalimentaria, que será realizada em Lima, no Peru. Eles vão integrar a missão do Sebrae-SP com 23 empresários ao todo, entre os dias 23 e 28 de setembro. A Expoalimentaria é uma das mais importantes da América do Sul, com destaque aos setores de alimentação, bebidas, serviços, máquinas, equipamentos e embalagens.
Everton da Silva Barboni, um dos participantes, tem uma empresa voltada para comercialização de gelatos, sorvetes e açaís em Santa Bárbara d’Oeste e conta que já participou de outras missões internacionais do Sebrae-SP. “No final de agosto e início de setembro nós estivemos no Paraguai e depois no Chile. E agora tive a oportunidade de fazer a inscrição e ser selecionado para participar da Expoalimentaria. Para nós é uma experiência inovadora, muito rica, a gente espera, assim como foi no Paraguai e no Chile, muito networking, muita troca de informações com empresários, isso é muito importante também, abre a mente, abre a cabeça”, conta.
A empresa hoje tem 10 anos de mercado, quatro lojas, e atende clientes na região metropolitana de Campinas, e começou a expandir por franquias. Everton atualmente está fazendo um estudo de mercado para exportação e espera fazer muitos contatos na missão do Peru. “Isso é muito importante para a gente entender como é que é o mercado atua, qual a possibilidade de a gente enviar o nosso produto para lá”, explica.
O empresário também diz que toda a preparação para ir já é muito importante. “Eleva muito a régua da empresa. São muitos processos que são envolvidos, são muitas coisas desenvolvidas, muitos estudos feitos, então é muito importante para a empresa [...] Então é uma grande satisfação estar participando dessa feira, a gente com certeza vai colher excelentes frutos nessa uma semana que a gente vai passar”, completa.
Além de Everton, a empresária Elisângela Almeida Rocha, de Piracicaba, também vai participar da missão. Ela é chef de cozinha, tem um buffet, e vai participar pela primeira vez de uma missão internacional do Sebrae-SP. “Eu estou indo em busca de ver alguma coisa diferente, coisa nova. Eu trabalho com catering corporativo, mesas gastronômicas, eventos corporativos, organizo eventos também, assessoro eventos, mas nosso produto principal é a produção de bolos, salgados, quiches, essa linha de mesas gastronômicas para coffee break, para coquetel”, explica.
Ela já fez vários cursos e treinamentos pelo Sebrae-SP, mas percebeu que estava no momento certo de participar de uma missão internacional. “Quando apareceu essa oportunidade e me chamou a atenção, eu falei ‘acho que é o momento certo de ir, conhecer, ver o que tem lá fora’. Então assim, estou indo de forma a ser uma caixa de surpresas, quem sabe o que pode acontecer?”, finaliza.
Segundo o gerente regional do Sebrae-SP em Piracicaba, Fabio Gerlach, participar de uma missão internacional oferece oportunidades para o desenvolvimento do negócio, mas também de crescimento pessoal do empresário. “Para o negócio é uma oportunidade de visibilidade global, acesso a novas tecnologias e inovações, acesso a novos mercados, promoção dos seus produtos e serviços, contato com novos e potenciais parceiros estratégicos, fechamento de negócios... Na perspectiva pessoal, desenvolver competências e conhecimentos, participando de palestras, seminários e workshops durante a feira, com aprendizados em várias áreas e acompanhamento de tendências”, argumenta.
Sobre a Expoalimentaria
A Feira Internacional Expoalimentaria é uma das mais importantes da América do Sul, com destaque aos setores de alimentação, bebidas, serviços, máquinas, equipamentos e embalagens. Entre as atividades promovidas pela feira estão: salão de inovação, programação gastronômica, cozinha show, salão de café e cacau, salão de pisco e chocolate e rodada de negócios.
O mercado peruano, além de seu mercado consumidor interno, é também estratégico e uma plataforma de exportação para Ásia, com acordos comerciais em negociação, ou vigentes, com a China, Índia e Indonésia. A feira contará com 600 compradores internacionais qualificados de mais de 20 países, com a participação de mais de 500 expositores. Na última edição foram gerados mais de USD 500 milhões em negócios.
COMENTÁRIOS