Seja bem vindo
Santa Bárbara,05/10/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Bombeiros resgatam idosa que caiu em poço de 8 metros em Nova Odessa

Fonte: Redação
Bombeiros resgatam idosa que caiu em poço de 8 metros em Nova Odessa Corpo de Bombeiros resgatou idosa de 69 anos que caiu em poço (Imagens divulgação)


 

A equipe da nova base do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo em Nova Odessa resgatou na manhã desta terça-feira (1º/10/2024), por volta das 9h30, uma idosa de 69 anos que havia caído em um poço doméstico nas Chácaras Recreio Represa, na região do Pós-Anhanguera. A vítima do incidente foi levada a um hospital, recebeu atendimento médico e passa bem, sem risco de vida.

 

Segundo o registro da ocorrência pela corporação, por volta das 9h36, o Corpo de Bombeiros de Nova Odessa foi chamado para atender à ocorrência de queda em poço em uma chácara situada na Rua Rio Atibaia. Quatro viaturas, com 9 policiais militares bombeiros altamente treinados, atuaram no resgate – incluindo equipes da unidade dos Bombeiros de Sumaré.

 

Foi utilizada a técnica de resgate em altura conhecida como “tripé”, que utiliza um equipamento próprio para descer um militar via rapel, com uso de corda, e então içar a vítima já imobilizada de dentro do ambiente confinado. Segundo o G1 Campinas, a idosa estava consciente no momento do resgate, alegou que havia batido a cabeça durante a queda e reclamava de dores na perna.

 

“Ocorrência de queda de pessoa de um nível ao outro. Chegando no local, as (equipes das) viaturas constataram a senhora M.D.F.D., de 69 anos, caída em um poço de aproximadamente 8 metros de profundidade”, traz o registro.

 

“Foi feito todo o procedimento de salvamento em altura e resgate para retirar a vítima consciente e com uma possível fratura no fêmur. (A vítima) foi imobilizada e transportada ao Hospital Municipal de Paulínia pela viatura de resgate e deixada aos cuidados médicos”, completou a base dos Bombeiros Militares em Nova Odessa.

 

Ainda segundo o Corpo de Bombeiros de Nova Odessa, operações de resgate como esta são especialmente delicadas em função do desconhecimento quanto ao nível de estabilidade das paredes do poço. “Em um cenário de alta instabilidade, o poço pode vir a colapsar e soterrar a vítima e o bombeiro”, destacou a corporação.

 

O CORPO DE BOMBEIROS

 

Inaugurado em julho de 2023, o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado em Nova Odessa realizou, no seu primeiro ano de funcionamento, nada menos que 1.734 atendimentos – incluindo 146 combates a incêndios, 337 resgates diversos e 61 salvamentos. No total, foram 354 vítimas humanas salvas.

 

Viabilizado através de uma inédita parceria negociada pela atual gestão da Prefeitura de Nova Odessa com o Governo de São Paulo, através da Secretaria de Segurança Pública e do Comando Regional do Corpo de Bombeiros, a unidade é mantida em parceria por Prefeitura e Estado.

 

Cabe à Prefeitura arcar com os cursos de instalação água, luz, telefone e alimentação dos profissionais e eventuais voluntários que venham a participar do programa de voluntariado da corporação.

 

Já o Estado arca com equipe (formada por 15 policiais militares bombeiros altamente treinados), dois veículos – um caminhão auto bomba com capacidade para 4 mil litros de água e R$ 2 milhões de valor de mercado, e uma unidade de resgate totalmente equipada, que custa cerca de R$ 500 mil – e todos os equipamentos necessários, como um desencarcerador para ocorrências de presos em ferragens.

 

A unidade está instalada na Avenida São Gonçalo, nº 2.303, no Jardim Santa Rita 2, e atende a ocorrências em toda a cidade. A corporação atende 24h por dia aos chamados feitos via telefone 193.




MAIS FOTOS



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login