Seja bem vindo
Santa Bárbara,18/10/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Semana da Criança tem cabelo maluco e brincadeiras tradicionais nas escolas de Americana

Fonte: Redação
Semana da Criança tem cabelo maluco e brincadeiras tradicionais nas escolas de Americana Semana da Criança comemorada nas escolas de Americana


O Dia do Cabelo Maluco reinou na programação das escolas da rede municipal de Educação de Americana e foi, de longe, a atividade mais presente na Semana da Criança. E, para alegria dos pequenos, também teve teatro, rodas de leitura, brincadeiras tradicionais, oficinas com argila e slime e outras atividades pedagógicas.

 

As crianças da Casa da Criança Baeti participaram de um desfile de fantasias, fizeram piquenique e assistiram a uma contação de histórias, além de brincar muito em um salão de festas infantil.

 

Já a Casa da Criança Aracy organizou atividades como o espetáculo de teatro “A onça e o bode, preservando a natureza”, canhão de espuma, malabarismo com piquenique com as famílias, oficina de argila e de massinha de farinha produzida pelas próprias crianças

 

Na Casa da Criança Jaguari, o destaque foram as brincadeiras tradicionais, como brincadeira com água e areia e pescaria com o pé. Teve ainda passeio de trenzinho, desfile de moda e até as famílias entraram na brincadeira.

 

Brincar também foi o principal compromisso na Casa da Criança Juriti. Slime, teatro, brinquedos infláveis, passeio de ônibus e visita ao Reino dos Dinossauros, trabalhos com argila, brincadeiras no jardim e “restaurante” na hora da merenda fizeram a alegria das crianças de creche e EMEI.

 

A EMEI Carandá organizou um dia de beleza para as crianças, que foram “atendidas” na barbearia do pai de dois alunos. Com autorização das famílias, os meninos cortaram os cabelos e as meninas fizeram as unhas durante a visita ao espaço.

 

O dia do sorvete na Casa da Criança Tahira foi especial: as amoras da árvore da escola viraram sobremesa para as crianças, que também se divertiram com o espetáculo de teatro “O Rabanete” encenado pelas professoras. A programação diferenciada vai se estender durante todo o mês na unidade.

 

As professoras receberam as crianças vestidas de princesas na Casa da Criança Manacá, que promoveu ciranda com músicas de domínio popular, tardes do piquenique e do pijama, com direito a sessão de cinema e pipoca, e descoberta de sensações no plástico bolha.

 

Na creche Anajá, as crianças fizeram pintura com guache e bexiga, além de atividades com argila e bolinhas de sabão. A Creche CAIC apostou em uma agenda com dias da Baladinha, do Cabelo Maluco, da Fantasia e da Camisa de Time.

A EMEI Manaí organizou brincadeiras no pátio da escola, passeios de trenzinho, um bolo de chocolate especial e um desfile no dia do cabelo maluco. Já a EMEF Prof. Milton Santos propôs um Spa Day e brincadeiras com massinha feita pelos estudantes, além de brinquedos infláveis.

 

O secretário de Educação de Americana, Vinicius Ghizini, lembrou a importância do brincar para o desenvolvimento das crianças. “Todas nossas escolas prepararam atividades para este mês, pois a BNCC (Base Nacional Curricular Comum) estabelece o brincar não apenas como atividade recreativa mas como instrumento pedagógico essencial. O uso da argila e da música na Educação Infantil, por exemplo, foi tema de palestras na formação ministrada pela Unicamp aos professores de nossa rede. A brincadeira promove o desenvolvimento cognitivo das crianças”, garantiu.






COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login