Com mercado de criadores de conteúdo em alta, livro mostra como usar a influência digital a favor das pequenas empresas
‘O Guia de Marketing de Influência para Pequenos Negócios’ foi lançado em Piracicaba
O universo de influenciadores digitais vem crescendo a cada ano e hoje já movimenta bilhões da economia mundial, segundo a Goldman Sachs Research. O mercado mundial da chamada “Creator Economy” (Economia dos Criadores) movimenta US$ 250 bilhões por ano, e tem projeção de crescimento para US$ 480 bilhões em 2027. Pensando nisso e em mostrar como as pequenas empresas podem usar esse mercado a seu favor, Mariana Munis e Silmara Regina de Souza lançam o livro “O Guia de Marketing de Influência para Pequenos Negócios”.
O objetivo da obra é fornecer insights práticos sobre como aplicar estratégias do marketing de influência de maneira eficaz – já que hoje a maioria dos internautas segue influenciadores nas redes sociais, segundo o Relatório Influenciadores Digitais 2023, feito pela Opinion Box e Influency.me. O estudo aponta que 75% das pessoas já realizaram algum tipo de compra após a recomendação de um influenciador. As redes sociais apontadas como preferidas pelos usuários são Instagram e Youtube.
Segundo uma pesquisa feita em 2022 pela Nielsen, o Brasil tem 500 mil influenciadores digitais com mais de 10 mil seguidores. O número é maior do que de profissões tradicionais, como engenheiros (455 mil), dentistas (374 mil) e arquitetos (212 mil), mas praticamente empata com o total de médicos (502 mil). Se levar em conta influenciadores com pelo menos mil seguidores, o total ultrapassa os 10 milhões - mais do que em qualquer outro país.
Conforme outra pesquisa, das agências Hootsuite e We Are Social, o Brasil também está entre os países que mais segue influenciadores, ficando atrás apenas das Filipinas. “Isso revela o poder que o marketing de influência exerce na decisão de consumo hoje, deixando de ser uma tendência para se consolidar como estratégia. O que vemos, especialmente para pequenos negócios, é a possibilidade de competir no mercado, aproveitando a confiança que influenciadores já conquistaram com seu público”, argumenta Silmara.
“Esses negócios podem chegar a mercados que não chegariam sozinhos, sem a ponte feita pelo influenciador. E isso vai além de aumentar a visibilidade, é uma forma ainda de fazer com que a marca seja percebida como parte da vida do consumidor”, completa a autora.
O livro
A obra foi construída para ser um guia prático voltado a pequenos negócios, com o intuito de mostrar como usar o mercado da influência a favor das empresas e como aumentar a presença digital. Ele aborda questões essenciais, como a escolha de influenciadores certos, estratégias eficazes de campanhas, e o impacto da “economia dos criadores” nas pequenas empresas. Além disso, explora como construir comunidades engajadas e autênticas, criando uma base sólida para o crescimento de marcas.
Silmara e Mariana abordam ao longo das 198 páginas estudos de caso, dados, pesquisas e exemplos reais, consolidando um material acessível e descomplicado sobre o tema. O livro explora desde a criação de conteúdo significativo, até a diversidade e inclusão no ambiente digital, além de debater tendências para o futuro do marketing de influência.
O livro foi lançado oficialmente em 4 de outubro, na Livraria Nobel do Shopping Piracicaba, com noite de autógrafos com as autoras. Os interessados em adquirir a obra podem encontrá-la na loja, além da versão digital na Amazon.com.
Sobre as autoras
Mariana Munis é docente da Universidade Mackenzie em Campinas, consultora de marketing e criadora de conteúdo. Já Silmara Regina de Souza é consultora de marketing pelo Sebrae SP, palestrante e, também, criadora de conteúdo. Juntas, elas compartilham quase duas décadas de experiência no mercado digital e no desenvolvimento de estratégias de marketing para negócios.
Livro foi lançado em Piracicaba no mês passado
COMENTÁRIOS