Estudante do NEI é premiado em Brasília com medalha de ouro na Olimpíada Nacional de Ciências 2024
Jovem talento foi destaque entre os mais de 4 milhões de estudantes participantes
Rafael Artur Abrantes Ferreira, aluno do 3º ano do Ensino Médio do NEI - Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi, foi agraciado com a medalha de ouro, sendo um dos 10 melhores classificados nacionais em seu nível na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) 2024. A cerimônia de premiação ocorreu nesta quarta-feira (04), no Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI), em Brasília, e contou com a presença da ministra Luciana Santos, do secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social, Inácio Arruda, além de estudantes e professores de várias regiões do país.
Rafael esteve acompanhado pelo professor de Biologia do NEI, Lucas Roberto de Oliveira, que o apoiou ao longo da preparação, em um trabalho conjunto com as professoras Amanda Hetzl Agostineto e Rachel Deboni Papa. O estudante e o professor permanecem em Brasília até hoje (5) para participar de uma visita guiada ao Congresso Nacional, como parte das atividades complementares da premiação.
A edição de 2024 da ONC destacou o tema “Mulheres na ciência” e contou com a participação de mais de 4 milhões de estudantes de 5 mil municípios brasileiros, consolidando-se como uma das maiores iniciativas científicas do país.
A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) é uma iniciativa educacional que integra o Programa Ciência na Escola, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em parceria com diversas instituições científicas brasileiras, como a Sociedade Brasileira de Física (SBF), Associação Brasileira de Química (ABQ), Instituto Butantan, Sociedade Astronômica Brasileira e universidades como a Unicamp.
A ONC visa despertar o interesse de estudantes do ensino fundamental e médio pelas ciências naturais, incluindo áreas como física, química, biologia e astronomia. Estruturada em etapas, a competição envolve desde conceitos básicos até temas mais avançados, incentivando o aprendizado e a curiosidade científica. Anualmente, reconhece os melhores colocados de cada nível com medalhas de ouro, prata e bronze.
COMENTÁRIOS