Programa EducaPRO será ampliado para dez escolas municipais em 2025
O prefeito de Americana, Chico Sardelli, e o vice-prefeito Odir Demarchi, anunciaram a ampliação do Programa “EducaPRO Proteger, Respeitar e Ouvir #euvejovocê”, desenvolvido nas escolas com o objetivo de promover e reforçar as ações de prevenção à violência e abuso sexual contra crianças e adolescentes. Em 2025, o programa será desenvolvido em 10 escolas da rede municipal de Educação, impactando mais de 1,4 mil estudantes.
O programa resulta de parceria entre a Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Educação, da Diretoria de Ensino Região de Americana e do Ministério Público. O projeto-piloto foi iniciado em junho na Casa da Criança Pitanga, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Milton Santos e nas escolas estaduais Prof.ª Anna Peres da Silva e Prof.ª Sinésia Martini.
“O EducaPRO deu certo. As crianças e adolescentes estão mais conscientes sobre seus direitos e seguiremos avançando neste sentido”, avaliou o prefeito Chico Sardelli. O programa foi um dos selecionados para a 21ª edição do Prêmio Innovare, que reconhece boas práticas da justiça brasileira.
O vice-prefeito Odir Demarchi defendeu a permanência da iniciativa. “Nossas crianças precisam ser fortalecidas e nossas escolas são o ambiente ideal para a realização deste trabalho”, declarou. O programa atende a Lei Federal nº 13.431/2017, que dispõe sobre o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente Vítima ou Testemunha de Violência.
Em 2025, o EducaPRO estará também nas Casas da Criança Panamby, Taraguá, Curió, Jaguari e Urupê, na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Patativa e nos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs) Oniva de Moura Brizola (Zanaga) e Prof. Maria Nilde Mascellani (Jaguari), envolvendo cerca de 50 professores. A escola estadual Prof. Bento Penteado dos Santos também vai integrar o programa a partir do próximo ano.
O secretário de Educação de Americana, Vinicius Ghizini, comemorou o anúncio de ampliação. “O resultado positivo conquistado pelas escolas-piloto guiou a decisão do prefeito Chico Sardelli e do vice Odir Demarchi para a ampliação deste programa de proteção das nossas crianças”, disse.
COMENTÁRIOS