Gilson Marques lança 2ª edição do livro Caminhando entre Estrelas - Santiago de Compostela
Com assinatura da ‘Heloisa Belluzzo Editora’ (@heloeditora) chega às prateleiras de todo país o lançamento da segunda edição do livro ‘Caminhando entre Estrelas’, capa dura, 222 pgs, de Gilson Marques. Edição traz o diário da peregrinação realizada pelo autor, com dicas práticas e reflexões sobre o lendário 'Camino'.
A partir da peregrinação solitária realizada por Gilson - que percorreu 979 km em 37 dias, no ano de 2012 - de Lourdes, na França, até o Cabo de Finisterra, na Galiza, ao noroeste da Espanha, nasce este relato, recheado de insights para a vida, descrições das paisagens, acolhida nos albergues, diferenças culturais, gastronomia local, curiosidades e história de peregrinos de variadas nacionalidades e motivações, que em seu conjunto revelam um inspirador e fraterno mosaico humano, emoldurado por coloridas paisagens, alegrias e desafios.
O livro - destinado a quem deseja acompanhar o autor por meio das histórias cativantes ou pretende fazer a peregrinação - é um diário de uma aventura com impressões e frutos colhidos em uma jornada sabática e espiritual. “Vivia um daqueles momentos na vida corporativa em que a mente ansiava por um tempo sabático. Àquela altura eu estava com 58 anos e nunca havia colocado o pé em uma academia de ginástica; passei então para a etapa de preparação física, provando-me ser isso possível, ou seja, contando com minha mente para comandar o corpo pela força da vontade e determinação”, relata.
Depois de três meses de preparo físico e de estudos do roteiro, Gilson deu seu primeiro passo da extensa jornada, em frente à Gruta de Lourdes, convidando os leitores, a partir daí, a seguirem a caminhada, com suas dores - sejam físicas, mentais ou emocionais - , revelando com coragem desafios, alegrias e tristezas compartilhadas a cada trecho, sob sol e intempéries da natureza - e se propondo a trazer ao leitor desde as dicas mais práticas sobre o que levar na mochila, meias, calçados e roupas apropriadas, até as reflexões que vão brotando nos eventos da jornada.
“Neste processo percebi fases do caminho paralelas às fases da vida. Começo o caminho muito animado e cheio de energia, como se fosse a infância, onde tudo é novidade. Os quilômetros vão passando, a mochila vai pesando e vem a parte adulta, onde o desânimo e o cansaço se fazem presentes. É quando a gente se pergunta: o que estou fazendo aqui? E é a partir daí que se entra na fase de maturidade do caminho, quando já se experimentou a beleza do Camino’, mas também todo cansaço possível, todo desânimo, então o silêncio se apodera e você se depara com a presença do sagrado e a motivação fica mais clara: querer pisar em solo sagrado, estar onde São Tiago é cultuado e, além de realizar este feito, vislumbrar um encontro com o divino e consigo mesmo”.
O prefácio é de Bernardo Bonowitz, OCSO (Order of Cistercians of the Strict Observance), então Abade da Abadia de Nossa Senhora do Novo Mundo, em Campo do Tenente, Paraná. A apresentação é de George Barcat, professor consultor da ‘Associação Palas Athena’. “Alguns buscam apenas o caminhar, conhecer novos lugares, pessoas, provar novos sabores, e adicionam objetivos pessoais, culturais e filosóficos à bagagem. Outros buscam algum encontro consigo mesmos. Um último possível grupo, e que possivelmente resgata a essência do início do Camino, é aquele formado por pessoas ligadas à fé ou buscando o fortalecimento de sua espiritualidade... Um pouco de cada uma destas referências habitava meu espírito peregrino”, resume.
Por seu formato de Diário há, na nova edição, espaço para o leitor que queira se aventurar pelo 'Camino' anotar suas próprias observações. O processo de escrita do livro acontecia a partir das anotações feitas por Gilson, dia a dia da caminhada, ainda no calor das emoções.
Sobre o Autor: Gilson é paulista, natural de Floreal, a noroeste do Estado. Nascido em 1954 em uma família numerosa, de 4 irmãs e 1 irmão, é formado em Administração de Empresas e fez carreira no Banco Central do Brasil, entre outras empresas e instituições financeiras. Vive em São Paulo, com sua esposa. É autor do livro ‘Floresta Floreal – A história do Nascer e do Crescer de uma Cidade’, em que narra a saga dos pioneiros e suas vidas desbravando a floresta no noroeste paulista.
Ama cuidar de seu jardim e tratar dos assuntos relacionados à espiritualidade, crescimento pessoal e preservação da natureza. Coordena um grupo de Lectio Divina (prática tradicional da Igreja Católica que consiste na leitura e oração a partir da Sagrada Escritura, meditação e oração contemplativa), com mais de duas décadas de existência.
Sobre a Editora: A ‘Heloisa Belluzzo Editora’ nasceu em 2014 com a missão de inspirar e motivar novos autores a compartilharem suas histórias únicas. Hoje, com mais de 54 obras publicadas, a Editora se apresenta como uma Agente Literária, que acolhe autores de todos os gêneros e faixas etárias, celebrando a diversidade, com mentoria e publicação de livros que impactam públicos diversos, transformam e merecem ser lidos!
Curiosidades: Compostela é uma cidade internacionalmente famosa por ser um dos destinos de peregrinação mais importantes do mundo. Uma das versões mais divulgadas sobre a origem do nome “Compostela” é a de que se trata de uma derivação do latim Campus Stellae ("campo da estrela"), daí a inspiração para o nome do livro (Caminhando entre Estrelas).
A palavra "peregrinar" tem origem no latim peregrinare, que vem de peregrinus, que significa "estrangeiro", "que vem de terras distantes", "exótico", "estranho". Peregrinus é composto por per e agere, que significa "viajar longe". Peregrino é o viajante que espera enfrentar uma jornada difícil para alcançar o centro sagrado do seu mundo.
@o.caminhodesantiago @heloeditora |
COMENTÁRIOS