Calendário Ambiental de fevereiro traz dicas de economia e sustentabilidade
O Calendário Ambiental do mês de fevereiro traz dicas de economia, sustentabilidade e temas que podem ser abordados para a reflexão e a conscientização. O periódico é produzido pela Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Meio Ambiente.
“O Calendário é um dos projetos de educação ambiental elaborados para conscientizar e incentivar a prática de hábitos saudáveis, com temas ambientais relevantes para a discussão e reflexão em salas de aulas e na comunidade”, explica o secretário de Meio Ambiente, Fábio Renato de Oliveira.
As datas ambientais são destacadas para provocar a discussão sobre diversos temas. O Dia Mundial das Zonas Úmidas, por exemplo, é celebrado em 2 de fevereiro. A data foi instituída em 1997 para homenagear a Convenção sobre Zonas Úmidas. O Pantanal é a maior área úmida continental do planeta e o berço de uma rica biodiversidade
Em fevereiro outras datas que servem de inspiração serão celebradas: Dia da Borboleta Monarca (5/2), Dia do Agente de Defesa Ambiental (6/2), Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência (11/2), Dia Mundial da Baleia (19/2), Dia da Criação do IBAMA (22/2), Dia do Agronegócio (25/2) e Dia Internacional do Urso Polar (27/2).
A questão de maus-tratos e a importância da adoção de animais também são destaques este mês, assim como o alerta para o período da piracema, tempo necessário para a reprodução dos peixes.
Dicas para evitar o desperdício de água, como fechar a torneira ao escovar o dente, usar lâmpadas LED e não imprimir papéis podem ajudar na economia da casa e, principalmente, contribuir para a preservação do meio ambiente.
As opções de frutas, legumes e verduras da época são uma boa opção para o consumo, entre elas: abacate, goiaba, maçã, escarola, hortelã, repolho, pimentão, quiabo e tomate.
COMENTÁRIOS