Seja bem-vindo
Santa Bárbara,21/02/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Agentes visitam 400 imóveis no primeiro dia de mutirão contra a dengue em Americana

Redação/Amauri de Souza
Agentes visitam 400 imóveis no primeiro dia de mutirão contra a dengue em Americana Agentes vistoriaram os imóveis e removeram criadouros


A Prefeitura de Americana iniciou nesta quarta-feira (19), na Vila Mathiensen, o mutirão para recolhimento de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Os agentes entraram em 400 imóveis e removeram aproximadamente 70 quilos de materiais inservíveis. A retirada é feita pelas equipes de agentes do PMCD (Programa Municipal de Controle da Dengue). A ação faz parte da campanha “Todos contra a Dengue – Para não deixar água parada, tem que se mexer!”.

 

O mutirão tem o apoio da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, que cedeu um caminhão para auxiliar na retirada dos materiais. O trabalho segue nos próximos dias pelos bairros Cidade Jardim, Jardim das Flores, Jardim dos Lírios e Jardim Lilases.

 

“Esta é mais uma campanha de mobilização que estamos realizando, com o objetivo de conscientizar a população sobre as formas de prevenção e combate à dengue. Estamos com várias frentes de trabalho, seja na área assistencial, na educação e também nas ações operacionais, como esse mutirão. É fundamental o engajamento das pessoas nessa luta, contra um problema que afeta a sociedade como um todo, por isso estamos mobilizando todas as áreas e setores”, declarou o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.

 

No mutirão, os agentes visitam os imóveis e recolhem todo tipo de material em desuso que possa acumular água, como pneus, latas, tambores, cisternas, garrafas, entre outros. O procedimento também ocorre em terrenos baldios. Nos imóveis edificados, a retirada é feita sob a supervisão e autorização do morador e/ou proprietário. Nesta ação, os agentes não retiram lixo comum e nem móveis ou similares descartados pelos moradores.

 

“Nós pedimos aos moradores para que recebam os agentes de controle e colaborem com a eliminação de materiais inservíveis. Estamos num momento propício à proliferação do mosquito, devido às altas temperaturas e a ocorrência de chuvas, o que facilita sua reprodução. Por isso é tão importante que as pessoas se conscientizem e se mobilizem na erradicação desses possíveis focos”, disse o coordenador da Vigilância Ambiental, Antônio Jorge da Silva Gomes.

 

Campanha

 

Americana lançou neste mês a campanha “Todos contra a Dengue – Para não deixar água parada, tem que se mexer!”. O objetivo é reforçar as atividades do PMCD e mobilizar a cidade contra a doença. A ação é coordenada pela Secretaria de Saúde, com envolvimento de todas as pastas da administração municipal.

 

O município vai fazer uso de drone para auxiliar na inspeção de imóveis fechados e realizar nebulização em pontos específicos. Um novo material, incluindo cartilha e check-list, foi elaborado pela Secretaria de Comunicação e Tecnologia da Informação e distribuído à Secretaria de Educação e à Diretoria Regional de Ensino para ser utilizado em atividades com professores e alunos.

 

O município produziu este ano cerca de 200 mil folders, os quais serão distribuídos à população pelos agentes de controle durante as visitas de casa em casa, bem como nas ações educativas.

 

Americana também possui um grupo condutor para o enfrentamento às arboviroses, composto por equipe multiprofissional, de diversos setores da Saúde, o qual elaborou um Plano de Contingência e Fluxograma para padronizar, controlar e fazer a vigilância dos atendimentos.

 

Um sistema online de monitoramento interno foi desenvolvido pela Secretaria de Saúde, com recursos de Inteligência Artificial (IA). O sistema é uma ferramenta para auxiliar os profissionais de saúde com o fluxo de informação geral da dengue em toda a rede municipal.

 

A Prefeitura de Americana efetua o controle com base nas diretrizes do Ministério da Saúde. Todas as atividades desenvolvidas no âmbito municipal estão em consonância com o Plano Nacional de Controle da Dengue.

 

Em 2024, o PMCD realizou 301.478 visitas em imóveis e retirou aproximadamente 70 toneladas de materiais considerados criadouros do Aedes aegypti. Os agentes ainda realizaram ações de controle em 842 pontos estratégicos.

 

Como e onde buscar atendimento

 

As pessoas que apresentarem quadros leves de sintomas, como dor no corpo, dor de cabeça, febre, mal-estar e dor no fundo dos olhos, devem procurar a unidade básica de saúde mais próxima da residência para avaliação.

 

Indivíduos que estejam com sintomas leves, mas com dificuldade de alimentação, de hidratação, dores e febre persistente, idosos, gestantes e crianças menores de 2 anos devem buscar as UPAs (Unidades de Prontos Atendimentos) do Zanaga, São José ou Dona Rosa.

 

Já aqueles que apresentarem sintomas intensos e persistentes, como sangramento, hipotensão e vômito, ou que tenham fatores de risco (comorbidades), devem buscar imediatamente o Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi.

 

Vacina

 

Atualmente o público-alvo elegível para receber a vacina contra a dengue em Americana é formado por crianças e adolescentes com idade entre 10 e 14 anos. O esquema vacinal é feito por meio de duas doses subcutâneas, com intervalo de três meses cada.

 

A vacina é aplicada de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, em todas as unidades básicas de saúde, com exceção das unidades da Praia Azul e São Vito, cujo atendimento ocorre das 8h às 20h.




COMENTÁRIOS

1

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.