Seja bem-vindo
Santa Bárbara,21/02/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Comerciante de sucatas é preso por receptação de produtos furtados

Redação
Comerciante de sucatas é preso por receptação de produtos furtados Fiação encontrada no comércio de sucatas (Imagens PC - SBO)

A Polícia Civil prendeu, nesta quinta-feira (20), no Jardim São Fernando, em Santa Bárbara d’Oeste, o comerciante de sucatas N.G.P. por receptação qualificada e crimes ambientais. A ação ocorreu na Rua da Fluorita. 

Policiais do 2º Distrito Policial, do Jardim Pérola, deflagraram a operação denominada “Fio da Meada”, destinada a fiscalizar, identificar e responsabilizar receptadores de fiação elétrica e demais componentes metálicos no município. 

O local levantado para a diligência foi a empresa “N.G.P. Comércio de Sucatas”, situado à Rua da Fluorita, 516, Jardim São Fernando, em Santa Bárbara d´Oeste. 

Um dos elementos de investigação que apontaram o local como suspeito foi a prisão em flagrante do indiciado J.A.R., nesta quarta-feira (19), o qual foi detido  transportando mais de 150 quilos de fiação de telefonia, oriundos de crime. 

Para tanto, o indiciado teria sido abordado por guardas municipais nas proximidades do comércio de sucatas, o qual estaria fechado na ocasião e confessado que a intenção era a de vender os produtos a N.G.P. 

Outro ponto que levantou interesse do setor de investigações foi o fato de que o proprietário do local possui um maquinário conhecido como “triturador de fios”, o qual realiza a separação dos componentes que são descartados e os que possuem valor comercial, no caso o metal cobre, que possui alto valor de revenda e, uma vez manipulado, acaba retornando ao mercado sendo quase impossível a identificação da origem ilícita. 

No estabelecimento, a equipe policial se avistou com a filha de N., que exerce a função de assistente administrativa, atendimento e compra e venda de produtos em geral. Mais ao fundo do comércio, foram localizados três funcionários os quais foram qualificados e informalmente indagados, apurando que não utilizavam qualquer equipamento de proteção individual. 

Constatou-se a presença da máquina trituradora mais ao fundo do comércio, que estava desligada, porém com vestígios de uso recente, apresentando, em algumas das peneiras, pedaços triturados de fios, com partes coloridas, semelhantes aos fios de telefonia localizados em poder do indiciado J. na data anterior. 

Ao lado de uma balança de grande porte, foi possível observar um pequeno espaço destinado à queima de fiação de cobre, com suposto auxílio de óleo diesel, atividade potencialmente poluidora do meio ambiente, eis que os vestígios estavam em contato direto com o solo. 

Também foi verificada a presença de fiação elétrica em condições precárias de manutenção, próxima de materiais inflamáveis, além de tambores de lubrificantes, baterias automotivas, e rolos de fiação elétrica ainda em sua embalagem original, denotando terem sido adquiridos com ciência de que eram produtos ilícitos 

Questionado, o comerciante apresentou algumas notas fiscais relacionadas a sucatas do metal cobre, datadas de junho de 2022 e janeiro de 2023, na tentativa de conferir licitude à fiação que mantinha em depósito no recinto. A perícia foi acionada e a ocorrência devidamente apresentada para adoção das medidas necessárias. O comerciante foi autuado em flagrante por receptação qualificada e crimes ambientais. 

Foram apreendidos diversos rolos de cabos elétricos, torneiras, aparelho celular e documentos fiscais. 





COMENTÁRIOS

1

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.