Santa Bárbara se despede de Paulo Bachin; ambientalista morre aos 92 anos

Morreu na manhã deste domingo (23), o ambientalista Paulo Bachin, aos 92 anos.
Era viúvo de Ilze Izabel Ongaro Bachin e deixa os filhos Maria Madalena, Luiz Carlos, Maria Margarete e Paulo Germano.
Residia na Vila Linópolis em Santa Bárbara d’Oeste.
O velório acontece no Municipal Berto Lira a partir das 12h30 e o sepultamento será às 15h30 no Cemitério Campo da Ressurreição.
QUEM FOI
Paulo Bacchin, nasceu no dia 08 de julho de 1.932 no distrito de Tupi, município de Piracicaba e residiu em Santa Bárbara d' Oeste há mais de 44 anos.
Paulo desenvolveu várias profissões durante a sua vida: foi agricultor, açougueiro, jardineiro, ambientalista e recenseador. Atuou junto a Usina Santa Bárbara realizando o reflorestamento e recomposição da mata ciliar nas margens da represa de Cillos, foi um dos defensores para que a rodovia dos Bandeirantes não passasse na parte urbana da cidade, apoiando o projeto alternativo. Esteve na luta contra a construção de uma usina termoelétrica em Paulínia, pois o ar da região seria muito afetado. No Grêmio Teatral São Luiz Gonzaga atuou durante 23 anos, encenou dezenas de peças e participou na cidade de Americana do filme de Daniel dos Santos "Encontro Marcado", com um papel de destaque.
Por duas vezes foi eleito "Operário Padrão Bandeirante" em 1977 e 1984, recebeu o título de cidadão barbarense em 12 de dezembro de 1984 e recebeu homenagem pelos 50 anos de congregado mariano, em 10 de outubro de 1995. Um dos fatos que marcou a sua vida, foi a impossibilidade de ter filhos, mas logo no primeiro ano de casado recebeu os quatro filhos que criou com muito carinho e amor.
Paulo Bacchin, foi presidente da APASB até o ano de 2021, colaborando com as ações em prol do meio ambiente e, era o primeiro sócio honorário da Associação. Era supervisor metalúrgico aposentado, representante da Sociedade Civil no Consórcio dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, delegado do comitê da Bacia do Médio Piracicaba, e atuava em diversas comunidades e pastorais.
Foi homenageado em 26 de setembro de 1.999, no programa "Canta Santa Bárbara", promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, no anfiteatro municipal.
A Praça Pública do Jardim Dona Regina, na zona leste, é batizada com seu nome. Recebeu também homenagens da Câmara Municipal com diversas honrarias.
COMENTÁRIOS