UBSs de Americana realizam testes rápidos de dengue para moradores com sintomas leves

Moradores de Americana que apresentarem sintomas leves de dengue podem procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de onde moram para realização do teste rápido para a doença. O diagnóstico precoce facilita o encaminhamento para as unidades mais adequadas no município, no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde), conforme o quadro apresentado pelo paciente. As orientações são reforçadas pela Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
Entre os sintomas leves estão febre, dor no corpo, dor de cabeça e mal-estar. “As nossas unidades estão preparadas para realizar a triagem e oferecer o teste rápido para dengue, garantindo um atendimento ágil e seguro à população”, ressalta a diretora da Unidade de Serviços de Saúde Básica e Preventiva, Simone Maciel.
As UBSs funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h – nas unidades da Praia Azul e São Vito, o atendimento ocorre nos mesmos dias, das 8h às 20h.
Pessoas que apresentem sintomas leves, mas com sinais de alerta, como dificuldade de alimentação e hidratação, febre persistente e dores intensas, especialmente idosos, gestantes e crianças menores de 2 anos, devem buscar atendimento nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) São José, na região da Cidade Jardim, ou Dona Rosa, na região do Parque Gramado, ou ainda o PA (Pronto Atendimento) do Antônio Zanaga. As unidades atendem 24 horas por dia.
Já os casos graves, que envolvem sintomas como sangramentos nas mucosas, vômito persistente, hipotensão e sinais de choque, devem ser encaminhados imediatamente para atendimento de emergência no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, também disponível 24 horas por dia.
“É importante que as pessoas saibam o local indicado para cada tipo de situação e procurem adequadamente o serviço de referência. Esse fluxo está definido em nosso plano de contingência e tem como objetivo agilizar o atendimento e dar o encaminhamento para a assistência devida”, observa a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carla Brito.
“Estamos empenhados em garantir que todos tenham acesso ao atendimento correto, de acordo com a gravidade dos sintomas. Além disso, a testagem rápida em todas as UBSs permite um diagnóstico mais ágil, auxiliando no controle da doença na cidade”, reforça o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.
Vacinação
A vacinação contra a dengue continua disponível em Americana para adolescentes de 10 a 14 anos, público-alvo definido pelo Ministério da Saúde. O esquema vacinal consiste em duas doses aplicadas com um intervalo de três meses.
A imunização está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, em todas as UBSs, com exceção das unidades da Praia Azul e São Vito, que funcionam das 8h às 20h.
A Secretaria de Saúde reforça a importância da vacinação e da busca pelo atendimento adequado diante de qualquer suspeita da doença. Em caso de sintomas, a orientação é procurar a unidade de saúde correspondente o mais rápido possível.
COMENTÁRIOS