Com recursos de emendas, Prefeitura de Nova Odessa adquire mais quatro veículos para a Saúde

O prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho) e seu vice Alessandro Miranda (o Mineirinho) entregam na última terça-feira (25/02/2025) as chaves de quatro novos veículos leves zero quilômetro parar reforçar a frota da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Odessa. São três modelos Fiat Mobi e uma Fia Fiorino com baú refrigerado, todos modelo 2025. O investimento total na compra dos carros foi de R$ 360.400,00.
Somente na Fiat Fiorino Endurance 1.4, o investimento foi de R$ 142.900,00. Neste caso, foram utilizados recursos de uma emenda impositiva ao Orçamento do Município de 2024 de autoria do então vereador Wagner Fausto Moraes, destinada especificamente para a aquisição de um furgão refrigerado para transporte de vacinas entre a Vigilância Epidemiológica e as UBSs (Unidades Básicas de Saúde).
Por isso, ela tem sistema de refrigeração no compartimento de cargas que pode atingir até -10°C, incluindo compressor, e que utiliza gás ecológico, atendendo a todas as resoluções e legislação que tratam da rede a frio para transporte de imunobiológicos determinadas pela Anvisa e Ministério da Saúde.
Já para a compra dos três Fiat Mobi, a Prefeitura contou com recursos de mais duas emendas ao próprio Orçamento Municipal, também de autoria do ex-vereador Wagner Fausto Moraes, para o “transporte social da Rede Municipal de Saúde”, além de uma emenda ao Orçamento da União do deputado federal Alencar Santana contemplando a Rede de Atenção Básica do Município.
Segundo a secretária de Saúde – e servidora de carreira da Rede – Adriana Welsch, os novos veículos poderão ser utilizados por órgãos da Rede Municipal de Saúde como a Central de Ambulâncias 192 e a Rede de Atenção Básica, para o transporte de pacientes e equipe técnica. Com exceção da Fiorino, que vai usada exclusivamente para o transporte de vacinas, evitando riscos de perdas de doses etc.
“Esses novos veículos são um reforço importante para a frota da Saúde. Na Atenção Básica, por exemplo, eles vão nos auxiliar a ampliarmos as visitas domiciliares. Na Vigilância, vamos usá-los na ampliação da fiscalização sanitária. A Fiorino furgão com baú refrigerado garante a segurança e a qualidade das vacinas, que não podem perder temperatura durante o transporte. Só podemos agradecer ao ex-vereador, ao deputado, ao prefeito e ao vice-prefeito por esta aquisição”, completou Adriana.
Desde 2021, a atual gestão municipal já promoveu uma série de avanços no transporte de pacientes atendidos pela Rede Municipal de Saúde – começando pela própria substituição, em 2022, das ambulâncias antigas e praticamente sucateadas por veículos novos, modernos e completos. Três das cinco ambulâncias “titulares” da frota já foram até substituídas novamente, a segunda vez em 2024.
Também foi reformada e ampliada em 2023 a sede do SAPH (Serviço de Atendimento Pré-Hospitalar) 192, mais conhecido como a “Central de Ambulâncias” da Rede. O setor recebeu ainda vários veículos coletivos e leves para o transporte de pacientes e equipes, incluindo um novo micro-ônibus, três vans (uma delas adaptada para o transporte de cadeirantes) e duas minivans para 7 passageiros, entre outros.
COMENTÁRIOS