Seja bem-vindo
Santa Bárbara,27/02/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Desde criança dizia à minha avó que eu gostaria de morar em outro país, diz uma das alunas da região de Campinas selecionadas para o Prontos pro Mundo

Redação/Portal SP
Desde criança dizia à minha avó que eu gostaria de morar em outro país, diz uma das alunas da região de Campinas selecionadas para o Prontos pro Mundo Ana Laura dos Santos Leite, de 15 anos, de Ipeúna

Educação divulgou lista de novos 500 selecionados para embarque no segundo semestre deste ano


A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) divulgou na terça-feira (25) a lista dos 500 estudantes selecionados para a segunda etapa do programa Prontos pro Mundo, iniciativa do Governo do Estado que beneficia alunos da rede pública com viagens de intercâmbio a países de língua inglesa. O anúncio foi feito pelo governador Tarcísio de Freitas. Na região de Campinas, são 87 estudantes.


Os novos 500 selecionados se somam aos 500 alunos classificados no ano passado para as primeiras viagens do programa desde o lançamento — 332 deles já estão em solo internacional e os demais devem viajar nos próximos meses. Anualmente, a Educação deve levar 1.000 alunos para estadias de três meses a países como Austrália, Canadá, Nova Zelândia e Reino Unido. São 500 a cada semestre. A lista de seleção está publicada no portal do programa, em https://www.prontospromundo.educacao.sp.gov.br/


A proposta da Seduc-SP é selecionar alunos de todas as regiões do estado para a viagem. Das 645 cidades do estado, em 318 delas há ao menos um aluno que cumpriu todos os requisitos, incluindo presença no curso preparatório de inglês e nas aulas regulares do Ensino Médio, aprovação na prova de inglês e boas notas no boletim bimestral.


“Hoje divulgamos os nomes desses 500 estudantes, que totalizam os 1.000 estudantes que viajarão em 2025. Essa é uma alegria muito grande, uma expectativa muito grande e um estímulo para os nossos alunos que viajam no ano que vem”, diz o secretário da Educação do estado de São Paulo, Renato Feder. 


Feder destacou ainda o processo de seleção do programa. “O Prontos pro Mundo é uma lei estadual do governador Tarcísio que vai se perenizar, então todos os alunos do 9º ano das escolas estaduais têm que se concentrar no Saresp e depois, na 1ª série do Ensino Médio, estudar inglês para concorrer a uma das vagas do intercâmbio”, explicou o secretário sobre o processo de seleção. 


Ligação do governador


O governador Tarcísio de Freitas ligou para alguns alunos para anunciar a seleção. Entre os adolescentes que receberam a chamada está Ana Lara dos Santos Leite, de 15 anos de idade, moradora da cidade de Ipeúna. Ana Lara é a primeira aluna do município localizado a 191 quilômetros da capital beneficiada pelo Prontos pro Mundo e tem viagem garantida para o Canadá. “Desde criança eu dizia à minha avó Sônia, que mora na Bahia, que eu gostaria de morar em outro país”, diz. 


Ana Lara conta que tem treinado o idioma em casa enquanto assiste a desenhos infantis com o primo-irmão Kauã. Em Ipeúna, ela mora com os tios Adriana e Genildo, estuda durante o dia, na Escola Estadual Silvia Aparecida Bueno Ortolan, e trabalha à noite como atendente de uma pizzaria. 


Na escola, que agora tem Ana Lara como inspiração, o aprendizado de inglês tem se tornado meta entre todos os estudantes. O diretor da unidade, professor Jesiel Eliezer Zerbo, conta que a colega de língua inglesa Elen Daud colocou 100% dos alunos para participar das aulas de inglês da plataforma Speak, da Secretaria da Educação. Na mesma escola, o professor de geografia, Gabriel Coimbra Duque, fez turmas para discussões de estudos sobre as aulas de inglês com os alunos selecionados para o curso de idiomas preparatório do Prontos pro Mundo.


Videogame e a paixão pelo idioma


Anna Sofia Fratezi Martin Ramos, de 16 anos de idade, também está na lista de estudantes da região de Campinas aprovados no Prontos. Matriculada na Escola Estadual Professor Napoleão Maia, Anna Sofia terá como destino a Nova Zelândia. “Comecei a me interessar pela língua inglesa aos seis anos de idade por conta de uma plataforma de criação de jogos online. Depois, comecei a me comunicar com estudantes de outros países durante a pandemia. Atualmente, pratico o idioma em casa com os meus pais Juliana e Lindalvo, com meu irmão João Pedro e com a minha avó Silvia. Todos os dias, separamos uma hora para aprender mais”, conta.


Além da família, a aluna também agradece o apoio dos professores Heitor, Rosana e Giovanna. Anna tem o sonho de morar em um país estrangeiro quando adulta e já fez curso de negociações internacionais com o objetivo de conhecer mais sobre o assunto e o cotidiano de trabalho em outras partes do mundo. 

Ana Lara dos Santos Leite, estudante de Ipeúna.




COMENTÁRIOS

1

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.