Seja bem-vindo
Santa Bárbara,28/04/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Tambores de Abantó promove inclusão cultural em oficina no João Fischer

Redação
Tambores de Abantó promove inclusão cultural em oficina no João Fischer Oficina de maracatu no CE João Fischer em Limeira


O Grupo Tambores de Abantó levou uma oficina de maracatu a pessoas atendidas pelo Centro Educacional João Fischer Sobrinho – Área Visual, que é mantido pelo Ceprosom. Com foco em acessibilidade cultural, a iniciativa faz parte do projeto Abantó Reúne o Povo, contemplado pela Lei Aldir Blanc, por meio de processo seletivo da Secretaria de Cultura. 


No evento, o regente Lucas Barbosa Barel contou a história do maracatu, manifestação cultural ligada às raízes afro-brasileiras, que envolve música, dança e percussão e que se desenvolveu especialmente em Pernambuco, no período colonial (século 18). Após apresentar o ritmo (baque virado), com a caixa e o tambor, os participantes tiveram oportunidade de testar a sonoridade dos instrumentos musicais. 


Ao todo, o grupo fará seis oficinas em instituições diversas. A primeira foi realizada no Colégio Técnico da Unicamp (Cotil), a segunda ocorreu no João Fischer e as demais ocuparão espaços como escolas públicas. O encerramento do projeto será marcado por um grande evento cultural no Parque Cidade, em data a ser definida.


Abantó, que dá título ao grupo, é citado no livro “Novo Dicionário Banto do Brasil”, do autor Nei Lopes, e significa “povo, gente, agrupamento”. Atualmente com 15 integrantes, o Tambores de Abantó reúne-se toda quarta-feira, às 18h30, no Parque Cidade (atrás da Secretaria de Educação).




COMENTÁRIOS

1

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.