Americana amplia vacinação de crianças e adolescentes com ações nas escolas municipais

Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal entre crianças e adolescentes, a Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação, iniciou a vacinação diretamente nas escolas da rede municipal. A iniciativa integra o Programa Saúde na Escola (PSE), do Ministério da Saúde, e tem como meta imunizar pelo menos 90% da população com menos de 15 anos.
Para que a vacinação seja realizada nas unidades escolares, é necessária a autorização assinada pelos pais ou responsáveis.
Nesta segunda-feira (28), equipes da Secretaria de Saúde estiveram na Casa da Criança Manacá, no bairro São Luís, onde aplicaram 22 doses de vacinas como DTP (difteria, tétano e coqueluche), VIP (vacina inativada da poliomielite), gripe e hepatite A.
Além da Casa da Criança Manacá, a ação já contemplou a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Potira, no São Manoel, e a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Darcy Ribeiro, no Jardim da Paz. Desde o início da iniciativa, na última semana, as equipes de saúde verificaram a caderneta de vacinação de 413 crianças, das quais 119 receberam doses de vacinas.
Estão sendo disponibilizadas vacinas do calendário básico de imunização, como febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), DTP (tríplice bacteriana), meningocócica ACWY e HPV. A ação conta com o apoio logístico das equipes da Secretaria de Educação, garantindo organização e segurança em todas as etapas.
"O resgate da cobertura vacinal é uma prioridade para a nossa gestão. A vacinação nas escolas permite que cheguemos a mais crianças e adolescentes de maneira prática e segura, ampliando a proteção coletiva e prevenindo o retorno de doenças já controladas", destacou o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.
A diretora da Unidade de Serviços de Saúde Básica e Preventiva, Simone Maciel, também reforçou a importância da integração entre as secretarias. "Estamos alinhando com cada escola o melhor planejamento para atender a todos, proporcionando um ambiente acolhedor e garantindo que a vacinação ocorra com qualidade e respeito aos menores", afirmou.
As doses aplicadas dentro dessa estratégia devem ser registradas com a opção "Vacinação Escolar", conforme orientação do Ministério da Saúde, permitindo um monitoramento mais eficiente dos resultados da campanha em todo o país.
COMENTÁRIOS