Governador Tarcísio reafirma construção de 114 unidades habitacionais da CDHU em parceria com a Prefeitura de Nova Odessa

O governador Tarcísio de Freitas reafirmou na última semana a construção de 114 unidades habitacionais para famílias de baixa renda de Nova Odessa, ao invés das 100 unidades previstas inicialmente na parceria firmada pelo prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho) em 2023 com o Governo do Estado, através da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano de São Paulo). Toda as unidades asseguradas serão construídas em uma área da Prefeitura no Jardim das Palmeiras, através do Programa “Casa Paulista”.
Diretor de Habitação do Município, Diego Feitoza acompanhou a cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, no dia 14/04/2025, na qual o governador anunciou 22,7 mil novas moradias em 148 cidades paulistas por meio do “Casa Paulista”. O investimento nas novas moradias será de R$ 2,1 bilhões.
Deste total, 9.599 unidades serão licitadas pela CDHU (incluindo o projeto em Nova Odessa), enquanto as outras 13.115 serão viabilizadas pela modalidade CCI (Carta de Crédito Imobiliário) – na qual Nova Odessa também será atendida, na forma de um apoio financeiro a famílias que estão adquirindo imóveis diretamente da iniciativa privada (veja abaixo).
De acordo com o diretor de Habitação de Nova Odessa, “essa conquista (as 114 unidades) é resultado do fortalecimento do diálogo da gestão do prefeito Leitinho com o Governo do Estado e da ampliação do convênio já existente” com a CDHU. “Essa conquista representa mais dignidade para as famílias novaodessenses que aguardam a oportunidade de realizar o sonho da casa própria”, afirmou Diego Feitoza.
Neste caso, seriam liberadas inicialmente cerca de 100 unidades para Nova Odessa, mas durante as tratativas com a CDHU chegou-se à conclusão de que, com uma pequena adequação na legislação municipal (já aprovada pela Câmara), esse total poderia ser elevado para 114 sem maiores impactos.
Técnicos da CDHU estiveram na cidade semana passada realizando uma sondagem complementar da área municipal onde as unidades serão construídas, no Palmeiras. Concluída a fase de projeto do futuro conjunto habitacional, a CDHU deve licitar a obra. É sempre bom ressaltar que, neste momento, ainda não há qualquer tipo de “inscrições” ou cadastramento aberto para estas futuras unidades.
Em todo o Estado, serão 9.599 unidades pela CDHU, em 93 municípios (incluindo Nova Odessa). As obras serão divididas em lotes. A maior parte dessas moradias, inclusive, segue o modelo tradicional da Companhia em parceria com municípios, cujas prefeituras doam terrenos para a construção dos conjuntos habitacionais populares.
CARTA DE CRÉDITO
Já as mais de 13 mil unidades “privadas” viabilizadas na modalidade Carta de Crédito serão distribuídas por 59 cidades – incluindo 37 unidades em Nova Odessa, no Jardim dos Ipês. Neste caso, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação recebeu o cadastro de empreendimentos da iniciativa privada no período de 24 de março a 07 de abril.
A partir do recebimento dos pleitos por subsídios, a equipe da Casa Paulista realizou análise para definição da destinação dos recursos, seguindo parâmetros técnicos estabelecidos pelo programa, considerando-se, por exemplo, demandas municipais de maior vulnerabilidade social e critérios de eficiência e economicidade.
Essa modalidade não “passa” pelas prefeituras, sendo uma tratativa das construtoras direto com os órgãos do Governo do Estado, e as unidades são oferecidas “ao mercado”, ou seja, às famílias que se adéquam às regras do próprio Estado para ganhar a carta de crédito de R$ 10 mil para a compra do seu apartamento.
COMENTÁRIOS